Saúde

Para viver bem é necessário em primeiro lugar saúde.
Em Salvaterra o trabalho que é feito nesta área está levando melhor qualidade de vida a sociedade.

Neste setor o atendimento é realizado em um hospital localizado no centro do município e em mais 5 (cinco) Estratégias Saúde da Família que estão nas comunidades Joanes, Jubim, Condeixa, Passagem Grande e um no bairro Marabá. Facilitando o atendimento a áreas mais distantes do centro.

Em cada um destes pontos são desenvolvidos projetos que atendem a população de modo geral. São estes:
Alguns do programas ainda encontram-se em desenvovimento, mas a maioria já é executada nos postos descritos acima. Em breve você saberá em detalhes do que se trata cada um destes programas e onde pode encontrá-los.

O setor de saúde de nosso município é composto por vários setores, cada especializado em atender uma arcela da sociedade de forma eficiente e eficaz. Para que se tornem conhecidos, acompanhe aqui uma descrição resumida de cada um. Inciando pelo setor de Vigilância Sanitária.







  • Vigilância Sanitária
Através da Secretaria de Saúde de Salvaterra – SEMUSA, administrada pela senhora Maria José Araújo. O núcleo de Vigilância Sanitária realiza um importante trabalho de vistoria, que atende pontos comerciais, na zona rural e na zona urbana, assegurando a população do consumo de produtos comercializados em locais livres de qualquer empecilho relacionado à saúde. 













Isso mostra o quanto todos estão preparados para atender as necessidades do setor em nosso município. É importante lembrar que, o serviço faz cobertura dos casos de lixo jogado em via pública, em piçarreiras, em terrenos próximos de domicílios, etc. Enquanto que o Matadouro a fiscalização é de responsabilidade da ADEPARA.
A saúde de nossa população é bem assistida por uma equipe competente. Você cidadão faça também sua parte, não jogue lixo nas ruas, mantenha seu quintal limpo. Você estará preservando não somente a sua saúde, mas a de outras pessoas também.
  • Endemias
Depois de ser mostrado o setor de Vigilância Sanitária, conheça também outro departamento muito importante o setor responsável pela prevenção de ENDEMIAS. Responsável pela prevenção de doenças endêmicas, como, Dengue, Calazar Visceral (infecção nas vísceras) e Malária. São responsáveis por este departamento três pessoas, Claúdio Roberto (Gerente de Endemias), Elene Lucia (Coleta de Soro Fisiológico) e Jardel André (Informação direcionada a campo).     Existem também mais nove agentes de endemias, que realizam prevenção indo até as casas dos moradores para verificação de possíveis casos de doença (os quais serão encaminhados ao serviço médico) ou focos de mosquito. Estes profissionais cobrem a zona urbana e a zona rural de Salvaterra.  
       
Em virtude da prevenção de endemias, criou-se em 2006 o "Dia D do Combate a Dengue", um dia de atividades, onde é realizado o serviço de prevenção por meio de palestra utilizando materiais ilustrativos, esta é uma forma de aproximar a comunidade do trabalho que é realizado e torná-los informados a respeito das formas de prevenção desta doença.  
 
 
CONHEÇA OS PROGRAMAS OFERTADOS DENTRO DAS UNIDADES DE SAÚDE DE SALVATERRA, LOCALIZADOS EM ÁREA URBANA E ÁREA RURAL 
CTA -CENTRO DE TESTAGEM E ACONSELHAMENTO
O que é “CTA”?
OS Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) são serviços de saúde que realizam ações de diagnóstico e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Nesses serviços, é possível realizar testes para HIV, sífilis gratuitamente. Todos os testes são realizados de acordo com a norma definida pelo Ministério da Saúde e com produtos registrados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA/MS) e por ela controlados.
Enfermeira Rose responsável pelo atendimento no CTA
            O atendimento nesses centros é inteiramente sigiloso e oferece a quem realiza o teste a possibilidade de ser acompanhado por uma equipe de profissionais de saúde que a orientará sobre resultado final do exame, independe dele ser positivo ou negativo. Quando os resultados são positivos, os CTA são responsáveis por encaminhar as pessoas para tratamento nos serviços de referência.
            Ao procurar um CTA, o usuário desse serviço tem direito a passar por uma sessão de aconselhamento, que pode ser individual ou coletivo, a depender do serviço. O aconselhamento é uma ação de prevenção que tem como objetivos oferecer apoio emocional ao usuário, esclarecer suas informações e dúvidas sobre DST e HIV/AIDS e, principalmente, ajudá-lo a avaliar os riscos que ocorre e as melhores maneiras que dispõe para prevenir-se.
            Além do aconselhamento, outras ações de prevenção são realizadas pelos CTA, dentro da unidade de saúde (ações intra-muros) e fora dela (ações extra-muros). Também disponibilizam insumos de prevenção, como camisinhas masculinas e femininas para a população em geral.
            Se ainda restar alguma dúvida, procure o CTA em Salvaterra, no Hospital Municipal Dr. Almir Gabriel, Sala da Diretoria. Todas as quartas-feiras das 15 às 17 horas.          
PACS - PROGRAMA AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE 
A equipe é composta por, um enfermeiro e sete agentes comunitários de saúde, sendo cinco destes pertencentes à área urbana e dois da área rural. (Vila Caldeirão)  
Enfermeiro Antônio e as ACSs, Cléia e Cleide
Estes agentes desenvolvem um serviço de visita dominiciliar, juntamente com o enfermeiro responsável.
São desenvolvidos todos os programas da área da saúde, ofertados a população, como o PROAME (PROGRAMA DO ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO),Neste programa as gestantes recebem uma orientação, que se inicia no pré-natal, e segue após o parto com encaminhamento das mães para acompanhamento dos recém nascidos até os seis meses    
Vanessa, participante do programa PROAME
O atendimento é feito no Hospital Municipal, de acordo com encaminhamento dos ACS e demanda espontânea.       
PASMIC (PROGRAMA CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO)  
Técnica France, realizando atendimento de rotina

O PASMIC realiza acompanhamento do desenvolvimento de crianças e gestantes, basta que os responsáveis procurem o hospital ou postos para avaliação médica. Também é feito pelo PASMIC o Pré-natal.
O pré-natal pode ser feito em todo o município, hospital e postos. Consiste no acompanhamento das gestantes desde o primeiro trimestre, sendo muito importante o cadastramento destas neste período, para que possam receber o mínimo de consultas que são seis. A alta do pré-natal só é feita após o puérpero (período após o nascimento da criança).
 
Técnica realiza acompanhamento de gestante


IMUNIZAÇÃO 
 
É realizada também no hospital e nos postos vacinação de todas as vacinas recomendadas pelo Ministério da Saúde. Existem salas especificas para este trabalho o horário de atendimento é das 7:00h as 13:00h, e atende desde URN (recém nascido), abrangendo todas as idades.
Técnica Mara em atendimento




HIPERDIA
As pessoas diabéticas e hipertensas recebem acompanhamento, feito em postos e no hospital pela equipe multiprofissional (médicos, enfermeiros, agente comunitário de saúde, técnicos de enfermagem), há medicação e consultas mensais.
Técnica Luciana atende demanda espontânea
   Além destes você conta com outros programas de atendimento, e ainda pronto atendimento e serviço odontológico, dentre as demais áreas presentes no Hospital Municipal de Salvaterra.
As técnicas Vilce e Alanilda, prestam atendimento de rotina diário, divido em escalas com outros técnicos
O dentista Elias e sua assistente Lucinha, atendem paciente no consultório odontológico do Hospital Municipal de Salvaterra Dr. Almir Gabriel