segunda-feira, 29 de novembro de 2010

A SAÚDE DE NOSSO MUNICÍPIO COMO BASE PARA UMA VIDA MELHOR

Através da Secretaria de Saúde de Salvaterra – SEMUSA, administrada pela senhora Maria José Araújo. O núcleo de Vigilância Sanitária realiza um importante trabalho de vistoria, que atende pontos comerciais, na zona rural e na zona urbana, assegurando a população do consumo de produtos comercializados em locais livres de qualquer empecilho relacionado à saúde. 

Para a efetuação destes serviços, os profissionais da área de Vigilância Sanitária receberam alguns treinamentos como, SisPPI - Sistema de Programação Pactuada Integrada; SINAVISA - Sistema Nacional de Vigilância Sanitária; PAPVS - Programação das Ações Pactuadas de Vigilância em Saúde; CBVS - Curso Básico em Vigilância Sanitária; CBGPD - Curso Básico em Geo-Processamento de Dados; SIMBRAVISA - Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária; SIS SOLO - Sistema de Monitoramento do Solo;CCIH - Curso sobre Controle de Infecção Hospitalar;
Isso mostra o quanto todos estão preparados para atender as necessidades do setor em nosso município. É importante lembrar que, o serviço faz cobertura dos casos de lixo jogado em via pública, em piçarreiras, em terrenos próximos de domicílios, etc. Enquanto que o Matadouro a fiscalização é de responsabilidade da ADEPARA.
A saúde de nossa população é bem assistida por uma equipe competente. Você cidadão faça também sua parte, não jogue lixo nas ruas, mantenha seu quintal limpo. Você estará preservando não somente a sua saúde, mas a de outras pessoas também.
 
Depois de ser mostrado o setor de Vigilância Sanitária, conheça também outro departamento muito importante o setor responsável pela prevenção de ENDEMIAS. Responsável pela prevenção de doenças endêmicas, como, Dengue, Calazar Visceral (infecção nas vísceras) e Malária. São responsáveis por este departamento três pessoas, Claúdio Roberto (Gerente de Endemias), Elene Lucia (Coleta de Soro Fisiológico) e Jardel André (Informação direcionada a campo).

Existem também mais nove agentes de endemias, que realizam prevenção indo até as casas dos moradores para verificação de possíveis casos de doença (os quais serão encaminhados ao serviço médico) ou focos de mosquito. Estes profissionais cobrem a zona urbana e a zona rural de Salvaterra.

Agentes de Endemias em seu trabalho diário


Agentes na vacinação anti-rábica
Laboratório
Profissionais atendem zona urbana e zona rural



Este é um trabalho fundamental, pois apesar do grande número de campanhas para prevenção deste tipo de doenças, muitas pessoas, descuidam-se e acabam por não fazer as ações de proteção.

Em vista disso, em 2006 foi implantado um projeto de ação contra a DENGUE. O dia “D” do combate a Dengue. Nele são feitas palestras, há exposição dos recipientes onde podem se desenvolver larvas do mosquito, também são mostrados estágios de desenvolvimento do mosquito, e além disso, é feita uma programação dinâmica para a população, como a que será realizada neste ano com corrida de bicicleta e premiações.

Além deste evento, também são exercidos anualmente mutirões, onde equipes composta por médico, enfermeiros, dentistas, e o próprio núcleo de endemias, leva informação as pessoas, realizam tratamentos (se tratando de dentistas), e coletam recipientes que possam abrigar transmissores de doenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário